ARQUITETXS PERIFÉRICXS:Assessoria técnica para melhorias habitacionais em casas autoconstruídas na Gamboa de Baixo.

Turma 2017-2018
IAGO ALBUQUERQUE BARROS

Este trabalho narra o caminhar da assessoria técnica em arquitetura, urbanismo e engenharia para o território da Gamboa de Baixo em Salvador. O processo foi dividido em duas etapas, que se iniciou com a atuação dos profissionais residentes em se aproximar território e de estabelecer vínculos com a Gamboa, visto as inúmeras interações com grupos universitários sem retorno efetivo para os moradores. Em seguida, o trabalho irá discorrer sobre a atuação específica do profissional residente em questão no campo de projetos de melhorias habitacionais para habitações autoconstruídas da Gamboa. Consolidando um grupo paralelo de atuação da assessoria, juntamente com alunos bolsistas da graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA, para lidar com a demanda de assessoria no território. Por fim, o trabalho aborda, sobretudo, a interação dos arquitetos academicistas com o moradores autoconstrutores na tentativa de construir coletivamente soluções para patologias construtivas, tanto como o planejamento da casa para o futuro.